Panjim - Fontainhas - Rui Pires

Panjim

(capital do Estado de Goa)

Bairro das Fontainhas



O mais emblemático e típico bairro da capital de Goa situa-se na zona oriental da cidade de Pangim, entre o morro do Altinho, o bairro de S. Tomé e a chamada ribeira de Ourém: é o bairro das Fontainhas.

Há cerca de 200 anos as Fontainhas era um extenso palmeiral ar que começou a ser ocupado por moradores, quando a capital de Goa foi deslocada de Velha Goa para Pangim. Depois cresceu e, hoje, uma boa parte das suas casas datam do século XIX e são de arquitectura indo-portuguesa, com varandas, balcões e bonitas janelas. Não têm mais que dois pisos e a sua pintura usa cores mediterrânicas como o branco, o azul, o vermelho e o amarelo. As ruas do bairro são estreitas e sinuosas, havendo vielas, travessas, becos e escadarias.

O bairro das Fontainhas é também chamado o Bairro Latino e, desde 1974, beneficia de um regime de protecção municipal para evitar os efeitos da pressão urbanística e da especulação imobiliária. Nas Fontainhas fica a capela de S. Sebastião. Oficialmente, as ruas das Fontainhas mantiveram os nomes que tinham antes de 1961 e a generalidade dos seus moradores não trocaram a Rua 31 de Janeiro por uma 31st January street. Porém, há quem diga Filipe Neri Road ou St. Sebastian Road, mas a maioria dos moradores ainda continua a dizer Rua de Ourém e Rua de Natal.

Algumas ruas das Fontainhas têm uma relação especial com a Marinha, como por exemplo a Rua da Armada Portuguesa, a Rua Cruzador Rafael e a Rua Governador Teixeira da Silva. Há alguns anos as autoridades municipais de Pangim aliaram-se à moda do azulejo e colocaram placas toponímicas nas ruas das Fontainhas, no âmbito de um processo de embelezamento do bairro.

O Bairro das Fontainhas é uma memória arquitectónica e cultural de um outro tempo e nada haverá de mais português em Goa do que este bairro que, na época dos Santos Populares até tem a sua Marcha das Fontainhas.

As ruas e vielas das Fontainhas transpiram Portugalidade. As paredes, a portas, as janelas, as placas das ruas. Muitos dos seus habitantes mostram a genética Portuguesa. A língua Portuguesa é tambem um legado que deixámos e pode ser vista por todo o lado: nos letreiros, no sobrenomes e até, ocasionalmente,  nas conversas de rua deste bairro.

Panjim e Bairro das Fontainhas
Powered by SmugMug Log In